Sobre o autor

Olá, 

sou um escritor e letrista carioca

Publiquei os livros Edifício (Poesia, 2023), 'A angústia da relevância' (Romance, 2016), 'Peomas' (poesia, 2014) e 'Rubores' (contos, 2012) pela Editora Oito e Meio; além de outros dois de poesia: Os poemas que não gostamos de nossos poetas preferidos’ (Orpheu, 2010) e ‘Todas as vozes cantam’(7Letras, 2008)

"Um dos melhores livros do ano. No presente trabalho, a escrita aparece mais encorpada, fundindo o que havia de melhor nos livros anteriores – especialmente o tom despojado e as tiradas criativas – a uma visão abrangente do tempo em que se encontra." (Marcos Pasche, crítico literário, sobre o livro “Peomas”)


Como letrista e cantor diletante, lancei os EP's virtuais 'O Sonhador' (2014) e ‘Sementes musicais para um mundo cibernético’(2011) em parceria com Rafael Gryner. Nos últimos anos, outros artistas, como Clara Valente, Diogo Cadaval (banda Mocambo), e Matheus Von Kruger lançaram discos que contam com participação minha em algumas letras. 

Em março de 2016, uma seleta de poemas inéditos foi publicada no Jornal Rascunho. E meu conto também inédito Enseada está publicado na seção Desassossego da Revista Pessoa


"Leandro Jardim finge descarrilar construções sutis, centímetros, temporadas, azuis de todas as graças e minérios quando, na verdade, os recolhe, os coleta sem a busca promotora – quase obsessão destes nossos tempos e geração – pelo truque do transfigurar, essa habilidade tão cara aos ansiosos. Leandro arquiteta atmosferas, cenários e faz pensar no que deveria ser óbvio e, no entanto, nunca é." (Paulo Scott, escritor, sobre “Todas as vozes Cantam”)


Publiquei ainda contos na Revista Parênteses número #3 e poemas na edição #7. Participei de três antologias de contos: "Porto do Rio do início ao FIM" (2012), "Veredas - panorama do conto contemporâneo brasileiro" (2013) e "Para Copacabana, com amor" (2013). Também escrevi um poema para a homenagem do Portal Literal ao aniversário do poeta Ferreira Gullar.


Meu conto "Viemos, vimos e voltamos (para a rua)" está disponível no site da amazon. E algumas crônicas ficcionais podem ser lidas no Boletim Leituras

Neste blog http://www.leandrojardim.blogspot.com/ podem ser encontrados links para alguns desses e outros trabalhos.

Veja o que já se disse sobre o meu trabalho literário aqui.

Nenhum comentário: